Este blog é uma ferramenta de interação. Foi criado para postagens de materiais relacionados com a tecnologia e educação.

terça-feira, 22 de março de 2011

CONHECENDO AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA

Após analisar a escola, foi constatado que as tecnologias mais utilizadas são:
- Quadro-giz: o professor escreve o conteúdo para posterior explicação.
Essa atividade além de tomar muito tempo, deixa os alunos impacientes favorecendo a conversa paralela.
- Livros: faz-se a leitura de um texto, por exemplo, e após a explicação.
Se o aluno não tiver lido anteriormente o texto, não consegue entender muito bem e acaba se dispersando.
- Televisão e DVD: a aula é repassada através de um filme que muitas vezes é usada para “passar o tempo”. Não há exploração do conteúdo e, quando fica cansativo, começa a conversa.
- Notebook e Datashow: quando é uma aula realizada pelo professor, utiliza o PowerPoint e explica passo a passo cada slide. As vezes o professor trabalha com simuladores para facilitar o entendimento do aluno em determinada disciplina.  Quando é uma aula desenvolvida pelo aluno, apenas um faz o trabalho, os outros alunos lêem sua parte. Porém possui os alunos que buscam informações pela internet e utilizam movie maker, filmagens, jornais, entre outros.
Existem aqueles alunos que desenvolvem trabalhos apenas para “tirar notas” deixando o conteúdo fragmentado e muitas vezes não sabe o que estão apresentando. O professor percebe, mas não interfere e deixa o aluno terminar para mencionar conceitos importantes que não ficaram bem esclarecidos.
Quando desenvolvem trabalhos com entusiasmo, eles capricham e fazem um excelente trabalho.  
- PC/Internet: Muitos professores desenvolvem trabalhos com os alunos na internet. São atividades interativas, vestibular online, pesquisas, entre outros. É uma tarefa onde os alunos interagem com outros colegas e aprimoram seus conhecimentos.
Dentre os professores, apenas sete utilizam constantemente as tecnologias digitais.
Alguns não possuem habilidades suficientes para o uso eficaz de uma aula desenvolvida com meios tecnológicos atuais, entretanto existem aqueles que usam muito bem as tecnologias existentes na escola e fazem a diferença.
O agendamento das aulas para utilização do labin é realizado antecipadamente e as disciplinas mais trabalhadas utilizando as mídias digitais são ciências, português, geografia, história, inglês, biologia, física. 
É importante ressaltar que, ao usar o computador/internet como uma ferramenta pedagógica, o professor viabiliza a curiosidade investigativa do aluno além de proporcionar meios que o auxiliem no processo ensino e aprendizagem. Portanto, para que as aulas sejam positivas e atrativas, é de fundamental importância a preparação/planejamento para obter um resultado eficaz.
OBS -  Referente a atividade 3, postada em PowerPoint no site e-proinfo - Material do Aluno

Nenhum comentário:

Postar um comentário