Este blog é uma ferramenta de interação. Foi criado para postagens de materiais relacionados com a tecnologia e educação.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Atividade 4.3 - Relato de uma experiência

ANALISANDO O PANORAMA DO USO DAS MIDIAS NAS NOSSAS ESCOLAS

Em trabalho desenvolvido sob a concepção da Pedagogia de Projetos, denominado BiodiversidadeXQualidade de Vida, alguns aspectos relacionados à integração das mídias aos conteúdos curriculares merecem destaque:
Para desenvolver esse projeto, as TIC foram utilizadas para o desenvolvimento de pesquisas que iam desde os impactos ambientais antrópicos marcantes, para socialização futura até a culminância do projeto com a apresentação de produto multimídia dos grupos e divulgação dos trabalhos no site da escola.
O projeto foi desenvolvido pelas turmas do 8º ano, do Ensino Fundamental. Como projeto se desdobrou em várias etapas:
- 1ª etapa: Planejamento: Coordenador do Labin e Professor de Geografia
- 2ª etapa: Apresentação pelo professor do tema e de um slide em PowerPoint com uma problematização - Rediscutir se o modelo de desenvolvimento necessita de uma ação imediata para preservar a qualidade de vida no planeta.
- 3ª etapa: Pesquisas sobre impactos ambientais antrópicos marcantes, para socialização futura.
- 4ª etapa: Desenvolvimento das atividades: produção de trabalhos redigindo as certezas e incertezas em relação ao tema (grupos de 5 alunos);
- 5ª etapa: Apresentação das atividades;
- 6ª etapa: Auto-avaliação: (alunos) – verificou se o levantamento das certezas e incertezas houve alteração após a apresentação dos grupos.
- 7ª etapa: Exposição e divulgação dos trabalhos no site da escola.


Um comentário:

  1. Muito bem Alba!
    considero importante realizarmos na CTAE atividades deste tipo para que possamos vivenciar estas práticas na escola!!
    Muito bem!!!

    ResponderExcluir