Este blog é uma ferramenta de interação. Foi criado para postagens de materiais relacionados com a tecnologia e educação.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Atividade 4.4


PLANEJANDO A PRODUÇÃO DE UM DOCUMENTO MULTIMIDIA

Após muitas leituras, realizarei uma atividade que utiliza a linguagem de som. Escolhi uma fábula de Esopo – O Corvo e a Raposa para fazer algumas adaptações.
Para a realização da atividade, alguns itens serão necessários como:
- Computadores ligados a internet
- Software de edição de vídeos
- Aplicativos do Windows
- Multimidia
Creio que o desenvolvimento de uma atividade com descobertas de sons, onde o aluno participa efetivamente do processo, irá enriquecer as aulas, principalmente de Língua Portuguesa. Para os alunos, participar de todas as etapas previstas terá oportunidade de atuarem como sujeitos e agentes da construção de seu conhecimento, valendo-se dos vários recursos das TIC disponíveis atualmente na escola. Sendo assim, uma importante contribuição das TIC se dá na mudança de paradigma de aprendizagem que antes acontecia de forma verticalizada, enquanto que com as TIC estabelecem novas relações entre professores e alunos. Além disso, há interatividade, porque permite a conexão entre os usuários e entre esses e os conteúdos disponíveis, criando verdadeiras comunidades virtuais onde é possível um ambiente de aprendizagem permanente. Vistas dessa forma, as novas Tecnologias da Informação e da Comunicação se apresentam como uma verdadeira revolução para a educação devendo estar integradas ao currículo, e não apenas sendo utilizadas de forma excepcional ou em atividades esporádicas. Atitudes que certamente exigirão transformações da escola e dos professores que deverão perceber seu caráter dinamizador no processo de aprendizagem.

Um comentário:

  1. Alba,
    Concordo com suas observações,pois as TIC contribuem para a imersão do professor nas tecnologias. com certeza o aluno também gosta e se envolve,o resultado é aulas mais atrativas e alunos interessados. Creio que esta mudança de paradgma é nosso desafio!!!
    òtimas as suas reflexões!!!

    ResponderExcluir