Este blog é uma ferramenta de interação. Foi criado para postagens de materiais relacionados com a tecnologia e educação.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Atividade 4.2


PRODUTO E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR
Acessando o site portal do professor, no link Conteúdos Multimídia em Recursos Educacionais, e após definir as categorias, encontrei vídeos interessantes na área de português.
Assisti o vídeo disponibilizado no domínio publico - http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50387  - Um  episódio do programa Sua língua, da TV Escola apresentando as ambiguidades presentes em textos jornalísticos que provocam a incompreensão dos alunos; mostra também a sua respectiva adequação para o melhor entendimento, mostrando a maneira mais clara e objetiva de escrever o enunciado das frases jornalísticas. É um vídeo bem elaborado, onde os personagens do castelo Ra-tim-bum interage com o Prof Pasquale e os alunos também dão sua contribuição. Pode ser trabalhado com alunos do ensino fundamental inicial em prática de leitura e produção de textos.
Tentei acessar algumas animações que são encontradas no rived - http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php, infelizmente não consegui. O conteúdo Mata Ciliar ou Auxiliar parece ser interessante pela descrição apresentada no portal do professor, onde permite perceber as principais diferenças da inundação ocorrida entre um ambiente com mata ciliar e um ambiente urbanizado. Incentiva a busca de formas para diminuir os problemas encontrados.

Neste link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resultadoBusca.html?busca=&tipoRecurso=3&idioma=&ordem=0&x=28&y=9#resultado , são apresentados animações/simulações com diversos temas interessantes para trabalhar com alunos. Confira!




Um comentário:

  1. Alba,
    Gostei dos sites que você apresentou, embora eles sejam comuns para nós, tê-los postado no blog, permitirá que professores e demais leitores possam conhecer estes espaços, ampliarrem seus conhecimentos e ter diferentes dicas para enriquecerem suas práticas pedagógicas!! Seu empenho nos motiva muito!! Abraços!!

    ResponderExcluir