Este blog é uma ferramenta de interação. Foi criado para postagens de materiais relacionados com a tecnologia e educação.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Atividade 4.5 - Produção de Multimidia

Todo curso de formação se justifica pelos desafios que ele propõe sobre as ações pedagógicas desenvolvidas em nosso cotidiano como professores. Participar de um curso que pretende despertar para o uso das novas tecnologias foi de grande importância para o aprofundamento do meu conhecimento sobre as múltiplas possibilidades oferecidas pelas tecnologias. Aqueles que por vários motivos tiveram que optar em não fazer o curso fica uma palavra de compreensão e apoio e outra de incentivo para que abracem novas oportunidades.

Confira a atividade 4.5 – no marcador Dicas Pedagógicas onde é disponibilizado uma atividade desenvolvida a partir de uma narrativa - O Corvo e a Raposa, utilizando Movie Make .

Atividade 4.4


PLANEJANDO A PRODUÇÃO DE UM DOCUMENTO MULTIMIDIA

Após muitas leituras, realizarei uma atividade que utiliza a linguagem de som. Escolhi uma fábula de Esopo – O Corvo e a Raposa para fazer algumas adaptações.
Para a realização da atividade, alguns itens serão necessários como:
- Computadores ligados a internet
- Software de edição de vídeos
- Aplicativos do Windows
- Multimidia
Creio que o desenvolvimento de uma atividade com descobertas de sons, onde o aluno participa efetivamente do processo, irá enriquecer as aulas, principalmente de Língua Portuguesa. Para os alunos, participar de todas as etapas previstas terá oportunidade de atuarem como sujeitos e agentes da construção de seu conhecimento, valendo-se dos vários recursos das TIC disponíveis atualmente na escola. Sendo assim, uma importante contribuição das TIC se dá na mudança de paradigma de aprendizagem que antes acontecia de forma verticalizada, enquanto que com as TIC estabelecem novas relações entre professores e alunos. Além disso, há interatividade, porque permite a conexão entre os usuários e entre esses e os conteúdos disponíveis, criando verdadeiras comunidades virtuais onde é possível um ambiente de aprendizagem permanente. Vistas dessa forma, as novas Tecnologias da Informação e da Comunicação se apresentam como uma verdadeira revolução para a educação devendo estar integradas ao currículo, e não apenas sendo utilizadas de forma excepcional ou em atividades esporádicas. Atitudes que certamente exigirão transformações da escola e dos professores que deverão perceber seu caráter dinamizador no processo de aprendizagem.

Atividade 4.3 - Relato de uma experiência

ANALISANDO O PANORAMA DO USO DAS MIDIAS NAS NOSSAS ESCOLAS

Em trabalho desenvolvido sob a concepção da Pedagogia de Projetos, denominado BiodiversidadeXQualidade de Vida, alguns aspectos relacionados à integração das mídias aos conteúdos curriculares merecem destaque:
Para desenvolver esse projeto, as TIC foram utilizadas para o desenvolvimento de pesquisas que iam desde os impactos ambientais antrópicos marcantes, para socialização futura até a culminância do projeto com a apresentação de produto multimídia dos grupos e divulgação dos trabalhos no site da escola.
O projeto foi desenvolvido pelas turmas do 8º ano, do Ensino Fundamental. Como projeto se desdobrou em várias etapas:
- 1ª etapa: Planejamento: Coordenador do Labin e Professor de Geografia
- 2ª etapa: Apresentação pelo professor do tema e de um slide em PowerPoint com uma problematização - Rediscutir se o modelo de desenvolvimento necessita de uma ação imediata para preservar a qualidade de vida no planeta.
- 3ª etapa: Pesquisas sobre impactos ambientais antrópicos marcantes, para socialização futura.
- 4ª etapa: Desenvolvimento das atividades: produção de trabalhos redigindo as certezas e incertezas em relação ao tema (grupos de 5 alunos);
- 5ª etapa: Apresentação das atividades;
- 6ª etapa: Auto-avaliação: (alunos) – verificou se o levantamento das certezas e incertezas houve alteração após a apresentação dos grupos.
- 7ª etapa: Exposição e divulgação dos trabalhos no site da escola.