Este blog é uma ferramenta de interação. Foi criado para postagens de materiais relacionados com a tecnologia e educação.

quarta-feira, 30 de março de 2011

USO PEDAGOGICO DO E-MAIL

Dicas para usar bem o e-mail com seus alunos

1.                   Garanta, na sua escola, a inclusão digital dos seus alunos e o acesso deles aos computadores e à Internet. Argumentos para esse uso não faltam, mas às vezes é preciso enfrentar alguma resistência dos gestores, principalmente quando esses são retrógrados e se envolvem pouco com a comunidade escolar. É preciso garantir sempre que os alunos tenham acesso a esses equipamentos e recursos.
2.                   Providencie para que todos os seus alunos tenham um endereço de e-mail e saibam como enviar e receber e-mails. Há diversos provedores de e-mails gratuitos e a maioria dos alunos já possuem um e-mail, embora nem saibam disso, pois muitos têm “MSN” e para tê-lo é preciso ter um e-mail do Hotmail. O Yahoo também fornece e-mails gratuitos e minha sugestão pessoal é o uso do Gmail (e-mail do Google).
3.                   Crie um endereço de e-mail seu para usá-lo exclusivamente com seus alunos. Isso facilitará sua organização e com um pouco de criatividade você pode criar um e-mail fácil de ser lembrado, como professorfulano@gmail.com, ouescrevaparafulano@yahoo.com.br, etc.
4.                   Anote os e-mails de todos os seus alunos e divulgue o seu e-mail para todos eles. Você pode até mesmo levá-los à sala de informática e fornecer uma tabela do Excel com campos para preencherem o nome, o número de chamada, a classe, a série e o endereço de e-mail. Com essa tabela em mão você terá, literalmente, uma porta de acesso à todos eles a qualquer momento.
5.                   Quando solicitar algum trabalho, texto ou qualquer outra comunicação que o aluno lhe enviará por e-mail, acostume-os a escreverem no cabeçalho do e-mail o nome, o número de chamada, a série e a classe, como por exemplo: “Juquinha, 28, 2A”. Isso lhe permite identificar facilmente o aluno e usar filtros para classificar as mensagens por classe, por exemplo. Para saber como usar esses filtros, visite qualquer provedor de e-mail (como o Gmail, por exemplo) e procure lá informações sobre como usar bem as ferramentas disponíveis ou, ainda, pergunte aos colegas, aos amigos e a seus próprios alunos.
6.                   Organize os endereços de e-mail dos seus alunos de forma que você possa selecionar todos de uma classe, por exemplo, quando quiser enviar um recado para a classe toda. Não abuse demais desse recurso, mas se você quiser pode enviar “resumos semanais” com dicas, sugestões e lembretes, por exemplo.
7.                   Discuta com os alunos as regras de segurança no uso do e-mail e o bom uso da netiqueta. É importante, nesse novo mundo “virtual” que os alunos aprendam desde cedo que existem regras sociais até mesmo no uso das mídias digitais “à distância”.
Fonte: Blog Professor Digital

LABIN - EXTENSÃO DA SALA DE AULA

"A tecnologia deve ser utilizada para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares. Usar o computador somente para ensinar programas de informática é desperdício", diz o pedagogo Wagner Antônio Júnior, coordenador do Projeto de Apoio Pedagógico Informatizado da Faculdade de Agudos. O ideal é estabelecer objetivos pedagógicos para que as atividades tenham foco e fazer do laboratório uma extensão da sala de aula. 
Só ter equipamentos na escola não basta. Confira abaixo o que ajuda no aprendizado.
 
1 Escolher conteúdos
Eleger e estudar os conteúdos que serão apresentados ou aprofundados na sala de informática é essencial para que a aula seja objetiva e produtiva. Além disso, faz com que o professor se sinta mais seguro na hora da aula.

2 Selecionar programas
Com o conteúdo escolhido, é hora de encontrar os programas e sites mais apropriados para atingir as metas de aprendizagem. Se a aula é de redação, um editor de textos é uma boa opção.

3 Fazer o roteiro da aula
Todas as atividades precisam ser bem estruturadas e bem planejadas, prevendo momentos de pesquisa, de visualização do conteúdo estudado e de troca de informações. Isso evita a dispersão.

4 Incentivar a interação
Os alunos devem interagir para construir conhecimento. Para tanto, que tal criar blogs, e-mails e fóruns?

5 Usar jogos educativos
Os desafios propostos pelos softwares e jogos virtuais estimulam os jovens e complementam a aula de forma lúdica.

6 Explorar o audiovisual
A internet e os programas educativos oferecem vídeos e animações que favorecem o aprendizado. Use-os!

7 Permitir que o aluno crie
Publicar textos em blogs ou sites e fazer apresentações em slides torna o estudante produtor de conteúdo e de conhecimento.

8 Evitar a desatenção
Para a turma não perder o foco da aula, vale bloquear o acesso a sites de relacionamento, salas de bate-papo e programas de mensagens que não sejam coerentes com o conteúdo ensinado.

9 Criar espaço lúdico
Todos precisam ficar à vontade na sala de informática. Por isso, coloque nas paredes cartazes, mapas, ilustrações e trabalhos dos alunos, criando um ambiente acolhedor e rico em informações.

10 Preparar-se bastante
Você se sentirá mais seguro na sala de informática se aprender a usar a máquina, a internet e os programas básicos. Além disso, terá melhores resultados.
Fonte: Nova Escola On-line edição 215 - set/2008
 

USO DAS TECNOLOGIAS POR MEIO DE PROJETO


Para que a aprendizagem seja significativa é preciso que ela se torne motivadora para o aluno. Por isso é importante que o professor crie condiçoes propícias a sua curiosidade. 
Pensando nisso, é que sugiro estes sites para que você possa analisar a metodologia de Webquest e Webnote que são ferramentas interessantes para trabalhar com alunos utilizando a tecnologia por meio de projeto.

http://www.webquestbrasil.org/criador/
http://webquest.sp.senac.br/
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=233
 http://www.emack.com.br/sao/webquest/webquestsp.php
http://www.anossaescola.com/cr/webquest.asp
http://www.vivenciapedagogica.com.br/webnote_webquest.html

sexta-feira, 25 de março de 2011

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA - PROF LADISLAU DOWBOR

“ É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento”.
Apesar das novas tecnologias viabilizarem práticas educativas que favorecem a aprendizagem, muitos professores ainda têm dificuldades de manuseio destas tecnologias. É preciso que eles se auto-avaliem e percebam a importância de atualizar-se e utilizem mais as tecnologias como meios articuladores do processo de conhecimento. 
Outro aspecto que deve ser considerado é que os alunos já têm um conhecimento prévio adquirido no decorrer dos anos, o professor precisa aproveitar isso e estimulá-lo a buscar cada vez mais. Para isso, ele necessita se abrir para as mudanças ocorridas, principalmente no campo da tecnologia e participar efetivamente desse novo saber para que sua contribuição na escola seja significativa.
Obs: Atividade 2 - Registro sobre o vídeo do Prof Ladislau 

 

quinta-feira, 24 de março de 2011

DICAS PEDAGOGICAS

As Dicas Pedagógicas são fichas elaboradas por professores de todo o Brasil a partir dos vídeos exibidos na TV Escola. Essa ferramenta pensada para o professor apresenta sugestões de atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula.
Professor, vale a pena conferir estas dicas. No canal da TV Escola você encontrará muito mais. Acesse o link e descubra http://tvescola.mec.gov.br/

  1. Dica Pedagógica - SALA DE PROFESSOR- TECENDO O REPENTE - Sex, 24 de Setembro de 2010

    Categoria: Impressos/Dicas Pedagógicas
    ... e de seus muros). Sob orientação do mesmo grupo de professores acima indicados, propor uma experimentação de produção, por exemplo, via computadores (podendo ser via MSN).  ...
  2. Dica pedagógica- CONSEQUÊNCIAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - Qua, 25 de Agosto de 2010

    Categoria: Impressos/Dicas Pedagógicas
    ... surgem também as cidades industriais, a linha de produção, a divisão do trabalho, os movimentos trabalhistas e o computador. Para acessar a ficha completa clique aqui.  ...
  3. Dica pedagógica- SUA ESCOLA NOSSA ESCOLA: PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA - Qui, 15 de Julho de 2010

    Categoria: Impressos/Dicas Pedagógicas
    O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias na sala de aula. São entendidas como tecnologias o vídeo/DVD, o computador, o data-show ...

ANALISE DE WEBSITE

Após acessar a internet, quero compartilhar com vocês estes sites que exploram conteúdos diversos para serem trabalhados com os alunos e até mesmo para enriquecer o conhecimento do professor.

Atividade 3 - Descobrindo recursos educacionais no cyberespaço.



                                                                                              
 


http://www.atividadeseducativas.com.br/
Nível Fundamental e Médio
Componente Curricular: Todos
Um site muito interessante onde o professor trabalha assuntos diversificados em todas as áreas.

http://www.universitario.com.br/celo/index2.html

Nível Fundamental e Médio
Componente curricular: Biologia
É um portal para vários sites relacionados com a biologia, que em sua maioria apresenta um conteúdo com animações em diversos assuntos.

http://www.escolovar.org/

Ensino Fundamental
Componente curricular: Temas Transversais
Aqui, você encontra material para trabalhar com alunos de todas as séries, além de assuntos interessantes para professores. Possui jogos inteligentes, desafios, cálculos mentais, fábulas, contos, exercícios diversos, entre outros.

http://www.ludoteca.if.usp.br/ripe/index.php

Ensino Fundamental e Médio
Componente curricular: Matemática, Física, outros
Portal de ensino de ciências com algumas simulações e atividades desenvolvidas em Flash, Delphi e Visual Basic. Vale a pena conferir.

http://www.mingaudigital.com.br/

Ensino Fundamental Inicial e Final
Componente curricular: Temas Transversais
Neste site você encontrará artigos que falam sobre assuntos que envolvem a adolescência, fornece sugestões de atividades para professores. É um site muito interessante para quem trabalha com adolescentes.

http://www.ibge.gov.br/7a12/default.php
Ensino Fundamental Inicial e Final
Componente curricular: Geografia
Mostra os assuntos de geografia de maneira bem prazerosa para crianças e jovens

http://www.plenarinho.gov.br

Ensino Fundamental Inicial e Final
Componente curricular: Geografia
Ensina os conceitos de cidadania de forma muito divertida.

http://www.portacurtas.com.br/index.asp

Site da Petrobras onde você encontrará muitas coisas interessantes. Confira e verá.
 

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/
Últimas notícias sobre vestibular, ensino básico, médio ou superior no Brasil, além das novidades e estudos na área de educação.

terça-feira, 22 de março de 2011

CONHECENDO AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA

Após analisar a escola, foi constatado que as tecnologias mais utilizadas são:
- Quadro-giz: o professor escreve o conteúdo para posterior explicação.
Essa atividade além de tomar muito tempo, deixa os alunos impacientes favorecendo a conversa paralela.
- Livros: faz-se a leitura de um texto, por exemplo, e após a explicação.
Se o aluno não tiver lido anteriormente o texto, não consegue entender muito bem e acaba se dispersando.
- Televisão e DVD: a aula é repassada através de um filme que muitas vezes é usada para “passar o tempo”. Não há exploração do conteúdo e, quando fica cansativo, começa a conversa.
- Notebook e Datashow: quando é uma aula realizada pelo professor, utiliza o PowerPoint e explica passo a passo cada slide. As vezes o professor trabalha com simuladores para facilitar o entendimento do aluno em determinada disciplina.  Quando é uma aula desenvolvida pelo aluno, apenas um faz o trabalho, os outros alunos lêem sua parte. Porém possui os alunos que buscam informações pela internet e utilizam movie maker, filmagens, jornais, entre outros.
Existem aqueles alunos que desenvolvem trabalhos apenas para “tirar notas” deixando o conteúdo fragmentado e muitas vezes não sabe o que estão apresentando. O professor percebe, mas não interfere e deixa o aluno terminar para mencionar conceitos importantes que não ficaram bem esclarecidos.
Quando desenvolvem trabalhos com entusiasmo, eles capricham e fazem um excelente trabalho.  
- PC/Internet: Muitos professores desenvolvem trabalhos com os alunos na internet. São atividades interativas, vestibular online, pesquisas, entre outros. É uma tarefa onde os alunos interagem com outros colegas e aprimoram seus conhecimentos.
Dentre os professores, apenas sete utilizam constantemente as tecnologias digitais.
Alguns não possuem habilidades suficientes para o uso eficaz de uma aula desenvolvida com meios tecnológicos atuais, entretanto existem aqueles que usam muito bem as tecnologias existentes na escola e fazem a diferença.
O agendamento das aulas para utilização do labin é realizado antecipadamente e as disciplinas mais trabalhadas utilizando as mídias digitais são ciências, português, geografia, história, inglês, biologia, física. 
É importante ressaltar que, ao usar o computador/internet como uma ferramenta pedagógica, o professor viabiliza a curiosidade investigativa do aluno além de proporcionar meios que o auxiliem no processo ensino e aprendizagem. Portanto, para que as aulas sejam positivas e atrativas, é de fundamental importância a preparação/planejamento para obter um resultado eficaz.
OBS -  Referente a atividade 3, postada em PowerPoint no site e-proinfo - Material do Aluno

quinta-feira, 10 de março de 2011

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

Bem, primeiramente tenho me motivado muito com o uso de novas tecnologias.
Comecei o trabalho como professora em 1994, em uma escola pública urbana. Nessa época cabia ao professor transmitir o conhecimento que deviam ser assimilados pelos alunos. As escolas enfrentavam dificuldades em relação ao trabalho com uso de tecnologias modernas, porém o papel do professor se modificava a cada ano; de transmissor de conhecimentos para orientador, mediador da aprendizagem dos alunos, o selecionador de situações e de experiências que permitiam ao educando construir o próprio conhecimento. Isso fez com que eu adequasse à realidade do momento e investisse na minha área profissional.
Foi então que comecei a buscar estratégias diferenciadas que favorecia um melhor aprendizado para o aluno, e as tecnologias da informação e comunicação apresentam ao educador possibilidades interessantes de aulas, pois além de valorizar a participação ativa do aluno na aquisição do conhecimento desenvolve o gosto pelo aprendizado, já que há interação entre as pessoas, promovendo descobertas e tornando a aprendizagem significativa para ele.
Como professora sempre gostei de desafios porque isso me entusiasma a buscar cada vez mais. Precisamos acompanhar as mudanças construindo novas competências e habilidades. Jamais devemos ter medo de aprender o novo. Necessitamos sim, de aproveitar ao máximo as oportunidades do presente e melhorar a nossa prática pedagógica, abrindo caminhos para a tecnologia no espaço educacional.
Como aprendiz, é importante para qualquer profissional estar atento e atualizado quanto às inovações que vêm acontecendo no decorrer dos anos, principalmente na área da tecnologia que é a tendência do momento.